terça-feira, 2 de dezembro de 2014

10ª Postagem - Sinalização Celular e Câncer

Chegamos a última postagem!  Hoje trataremos do câncer e sua relação com a sinalização celular. Para iniciar convém definir o que é câncer, é um termo usado para designar diversas patologias que acometem diversas partes do organismo, mas que possuem características em comum: as células tumorais apresentam desregulação dos mecanismos de controle de crescimento e proliferação, esse descontrole está comumente relacionado a alterações no DNA. Assim, essas alterações podem ser passadas as células filhas e gerando várias células anormais. 
É preciso deixar claro que o desenvolvimento do câncer está relacionado a diversas descontroles nos mecanismos celulares, como maior resistência a apoptose. Essas desregulações é um reflexo de alterações em proteínas constituintes das vias de sinalização celular. Tão logo, um maior entendimento dessas vias de sinalização são importantes na busca por mecanismos terapêuticos mais eficazes. Pois o câncer é atualmente umas das patologias que mais tem óbitos no mundo.  Na cidade de Teresina, de acordo como INCA - Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva,  teremos 710 novos casos de câncer em 2014 e no estado do Piauí serão 2670. (Observe na imagem abaixo para ver o tipos de câncer que mais acomete os teresinenses e piauienses, clique na imagem para ampliar):

  


Nós vamos utilizar como exemplo o câncer colateral para vermos como funciona a relação entre a sinalização celular e o câncer. (Acompanhe a explicação na imagem abaixo)
O gene supressor APC está alterado em cânceres CCR , essas alterações no gene APC levam à perda de função da proteína APC, e elevando os níveis de proteína ß‑catenina no citoplasma e núcleo, esses fatores desregulam a via de sinalização Wnt/b‑catenina.  Esse acúmulo de b‑catenina no citoplasma e sua ida ao núcleo interage com o fator celular TCF/LEF e que regulam a atividade de genes como C‑MYC e MMP9, que promovem o aumento da proliferação de células, característica comum do câncer. Outro fator que promove a proliferação celular é a ativação do RAS que promove a ativação por fosforilação da via ERK1/2, esta induz a Ciclina D1, que é um dos responsáveis pelo aumento da proliferação celular. Além disso, a RAS pode também ativar a via P13K, que está relacionada ao aumento da sobrevivência celular.
Cabe ainda citar as Rho GTPases, que estão relacionadas com a sinalização que regula a reorganização do citoesqueleto de actina .  A primeira proteína efetora de Rho identificada foi a ROCK. ARho GTPases modulam o citoesqueleto de actina, que aumentam o potencial migratório, invasivo e metastático das células tumorais. 
E os fármacos?
A inibição da proteína quinase MEK, pelo inibidor GSK1120212, tem contribuído para estabilização da síndrome mielodisplásica em aproximadamente 54% dos pacientes tratados . Além disso, o inibidor TIC10, o qual inibe ambas as vias de sinalização Akt e ERK1/2, atua como potente agente antitumoral. Contudo, poucos estudos relacionam a inibição da via de sinalização regulada pela Rho GTPase com o tratamento antitumoral.
Através do que observamos no paragrafo anterior é que concluímos a importância de se entender as vias de sinalização afetadas ou ativada com o câncer, para que se encontra mecanismos terapêuticos cada vez mais eficientes. Tudo isso pode contribuir para um tratamento menos agressivo para os pacientes com câncer. 
 "E não se esqueça, previna-se do câncer, tenha uma  alimentação saudável, distância do cigarro, faça atividade física e controle seu peso. São medidas simples que podem fazer a diferença!"

Referência: 
http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v66n1/a13v66n1.pdf
http://www.inca.gov.br/estimativa/2014/estimativa-24042014.pdf

9 comentários:

  1. O gene de proteína de polipose coli adenomatosa humano (APC) participa da regulação do caminho de sinalização de wnt/beta-catenina: forma complexos moleculares, os quais são capazes de eliminar beta-catenina intra-citoplasmática, induzindo à sua degradação. Ele é expressado no citoplasma de tipos celulares mesenquimais e epiteliais. No epitélio da bexiga, intestino grosso e delgado, esôfago, estômago e epiderme, a expressão de APC é restrita a regiões nas quais a replicação celular cessou, e a diferenciação terminal foi estabelecida.Mutações do gene APC foram ligadas ao desenvolvimento de tumores colorretais esporádico, também como polipose adenomatosa hereditária e cânceres de pâncreas, estômago e esôfago. Essas mutações de APC foram observadas em frequência significativamente alta no estágios avançados de câncer de mama, sugerindo um papel biológico na carcinogênese.
    http://www.leicabiosystems.com/pt/ihc-ish/reagentes-novocastra/anticorpos-primarios/detalhes/product/adenomatous-polyposis-coli-protein-apc-1/

    ResponderExcluir
  2. Pesquisando sobre o tema, encontrei uma notícia interessante a respeito do APC. O APC é um gene supressor de tumores que impede o desenvolvimento do câncer. São necessárias duas cópias do gene, uma do pai e outra da mãe, para proteger uma pessoa contra a doença. O gene pode ser alterado ou desativado por um processo químico chamado metilação. O APC estava deformado em apenas cerca de 6% dos pacientes com câncer de mama, mas estava inativo em muitos outros casos. Os pesquisadores da Escola de Medicina Yamagata, no Japão, descobriram que o gene APC (sigla para adenomatous polyposis coli) -alterado em mais da metade dos casos de câncer de intestino- também não apresenta funções normais em mais de um terço das mulheres com câncer de mama. "Já sabíamos que o gene APC era importante no câncer de intestino, mas descobrir que está inativo em muitos casos de tumor de mama é muito estimulante. Este gene pode ser um alvo valioso para futuras drogas contra a doença", declarou Gen Tamura. "O fato de termos verificado a inativação de genes APC em tumores de mama e não em tecido normal sugere que estas mudanças são específicas da doença e podem ser importantes no seu desenvolvimento", explicou Tamura. Câncer de mama e intestino são tumores bastante comuns. O câncer de mama afeta cerca de uma em cada dez mulheres e mata milhares de pacientes em todo o mundo a cada ano.

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/reuters/ult112u4107.shtml

    ResponderExcluir
  3. Muitas são as tecnologias e estudos que buscam inibir ou matar as células oncóticas. Além dos métodos citados na postagem, como o conhecimento e bloqueio da proteína quinase MEK, existem outros estudos que agem a nível de nucleotídeos. Uma das tecnologia mais recentes e promissoras, em termos de supressão gênica, é o RNAi (RNA interference). RNA dupla fita são processados por enzimas intracelulares, produzindo fragmentos de 21 a 23 pares de base, com 19 bases pareadas. Estes pequenos fragmentos de RNA levam a degradação do RNA mensageiro que possui a seqüência correspondente às 19 bases. Este mecanismo é específico ao nível de apenas um nucleotídeo. Desta forma, é possível bloquear a expressão de um oncogene que sofreu mutação, sem, contudo, atingir a expressão do proto-oncogene, como foi mostrado para o oncogene Ras (Brummelkamp et al., 2003), abrindo a possibilidade para um tratamento totalmente ausente de efeitos colaterais. É importante mencionar, no entanto, que este tipo de tratamento exigiria um conhecimento bastante específico das alterações genéticas de cada paciente acometido de câncer, mas a simplificação dos métodos de seqüenciamento está abrindo esta possibilidade para um futuro não muito distante.
    fonte: http://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/86/infarma003.pdf

    ResponderExcluir
  4. Claro que todo esse entendimento sobre os mecanismos químicos do câncer e sua relação genética são importantes, mas a relação entre câncer e meio ambiente está cada vez mais evidente nas discussões atuais sobre esse tema. Cerca de 80% dos casos de câncer está relacionada ao meio ambiente, onde encontramos um grande número de fatores de risco. A exposição a vários tipos de fatores ambientais, tais como: tipo de alimentação, condições de trabalho, medicamentos, hormônios, radiação, vírus, bactérias, agentes químicos, poluição do ar e a água, estão intrinsecamente ligadas à ocorrência de câncer nas populações expostas. A determinação do potencial risco de câncer frente exposição a fatores ambientais podem contribuir com políticas públicas de ações preventivas.

    Fontes:
    http://www.hcancerbarretos.com.br/linhas-de-pesquisa-cpom?id=304:meio-ambiente-e-cancer&catid=180
    http://www.cccancer.net/site/index.php/os-fatores-de-risco-ambientais/

    ResponderExcluir
  5. As proteínas quinases, como a proteína quinase MEK, citada na postagem, são enzimas que aceleram a fosforilação de proteínas através da transferência de um grupo fosforila de ATP e, em casos excepcionais, de GTP, para treonina, serina (quinase específica para Ser/Thr) ou resíduos de tirosina (quinase específica para Tyr). Dessa forma, a fosforilação destes resíduos é responsável por estímulos extracelulares e intracelulares, que fornecem um mecanismo altamente eficiente para o controle da atividade de proteínas, realizando a inibição descrita. A reação entre ATP, que contém grupos β- e γ-fosfatos, e uma hidroxila de álcool ou fenol produz quantidades muito pequenas de éster fosfato em água, porque este solvente compete como nucleófilo. Entretanto, a atividade catalítica das proteínas quinases pode favorecer cineticamente a reação. A hidrólise espontânea de monoéster fosfato, de maneira semelhante, tem cinética lenta nas condições fisiológicas normais, tornando necessária a ação de fosfatases para que a reação seja acelerada. Assim, a fosforilação de proteínas é reversível e controlada por enzimas em ambas as direções.
    Referência: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422009000200032

    ResponderExcluir
  6. Uma característica importante da via wnt/beta-catenina, citada na postagem com relação direta a expressão do gente APC, é que essa via diminuir a produção de beta-catenina com exercícios físicos, o que justifica a convergência dos profissionais da saúde na ideia de que o exercício ajuda a prevenir o câncer. Um estudo mostrou que de forma aguda, duas sessões de exercício realizado em ciclo ergômetro, foram capazes de diminuir o conteúdo proteico de beta-catenina fosforilada.

    Fonte:
    file:///C:/Users/Ac%C3%A1ssio/Downloads/MarceloLarcipreteLeal_Mestrado.pdf

    ResponderExcluir
  7. Uma das características dos cânceres é a ativação oncogênica das cascatas de sinalização que governam a transdução dos fatores de crescimento extra-celulares à resposta nuclear. Entre uma infinidade de moléculas, os recetores de tirosina quinase (RTKs) e as vias intra-celulares MAPK, PI3KCA/AKT e JAK/STAT, desempenham um papel central tanto no desenvolvimento do câncer, assim como em seu comportamento, sendo atualmente um atraente alvo terapêutico. O nosso grupo de pesquisa está focado em avaliar as principais alterações genéticas que alteram estes circuitos celulares, compreender o seu impacto no prognóstico do paciente e da resposta à terapêutica. Além disso, usando a linhagens celulares e cultura primárias tumorais, pretendemos compreender sua função e impacto biológico sobre o câncer.

    ResponderExcluir
  8. Um aspecto fundamental no tratamento de pacientes com câncer é o diagnóstico precoce. A detecção precoce significa fazer o diagnóstico do câncer no seu estágio pré-sintomático, ou seja, antes que a pessoa manifeste algum sintoma relacionado com a doença ou apresente alguma alteração ao exame físico realizado por um profissional da área da saúde. Os exames e testes laboratoriais e de imagem , utilizados na detecção precoce de um determinado tipo de câncer, não fazem o diagnóstico desse câncer, mas sim selecionam as pessoas com suspeita de ter esse tipo de câncer, para que testes mais específicos sejam realizados e seja confirmada ou afastada tal suspeita. Geralmente, o teste confirmatório é uma biópsia ou exame de um determinado tecido do corpo (anátomo-patológico).

    http://www.abcdasaude.com.br/cancerologia/cancer-deteccao-precoce

    ResponderExcluir
  9. Eu fui diagnosticado em 17 de abril de 2015 e descobri que sou HIV positivo. Fiquei assustado porque não há cura para o HIV/aids, mas hoje algumas pessoas ainda não acreditam que haja cura para o HIV, ele só pode ser curado através das raízes e ervas africanas, e nosso médico está aqui nos EUA, poucos deles sabem que a medicina herbácea africana pode curar o Hiv, mas eles optam por escondê-lo de nós apenas para fazer uma venda de perícia médica. Fiz uma pesquisa online para encontrar uma maneira de me livrar da minha doença, vi um comentário sobre um médico herbáceo na internet chamado Dr itua, que curou várias doenças com sua poderosa medicina herbácea, entrei em contato com ele sobre o que-app, conversei com ele e expliquei-lhe o que sou. Ele disse que pode curar o hiv perfeitamente bem, ele me deu seu pedido que eu enviei a ele. Dentro de 5 dias ele me enviou o remédio herbal através do serviço de entrega de correio e me disse como tomar o remédio por 2 semanas para ficar curado, eu o fiz por 2 semanas, dentro destes 7 dias eu notei uma grande mudança em minha saúde e eu notei que algo grande aconteceu, então eu fui confirmar meu resultado depois de terminar o remédio herbal por duas semanas ele foi absolutamente negativo. O médico que era novo eu era hiv positivo estava me perguntando como eu era negativo, o que foi necessário para conseguir a cura e se eu consegui este medicamento e como me livrei dele, eu lhe disse tudo sobre o remédio herbal que me curava. Imagine o médico me dizendo para não deixar ninguém saber sobre isso, eu não fiquei chocado apesar de saber que eles sabiam da cura à base de ervas, mas optei por escondê-la em outros para fazer vendas de medicamentos especializados, se você é soropositivo ou outra doença como, Célula Falciforme, Câncer, Hiv, Herpes, Shingles, Hepatite B, Inflamatório do Fígado, Diabetes, Fibrose, Parkinson, Alzheimer, doença de Bechet, doença de Crohn, Doença de Cushing,Insuficiência cardíaca,Esclerose múltipla,HipertensãoFator V de insônia familiar fatal Mutação Leiden, Doença de Epilepsia Dupuytren,Diabetes Desmoplásica de pequenas células, Doença celíaca, Creutzfeldt-Jakob, Angiopatia Amilóide Cerebral, Ataxia, Artrite, Escoliose Lateral Amiotrófica, Síndrome Fibrodisplasia Ossificante, Esclerose Ossificante, Convulsões, Carcinoma Adrenocortical. Asma,Doenças alérgicas,,Copd,Glaucoma, Catarata,Degeneração macular,Doença cardiovascular,Doença pulmonar,Próstata aumentada,Osteoporose,Autismo,Fibromialgia,Toxicidade da fluoroquinolona,Demência.., Doença de Lyme,Linfoma não Hodgkin,Câncer de pele,Câncer uterino,Câncer de próstata Dercum,Lúpus,Hpv,Fraca Ereção,Infertilidade,Fibromialgia,Diarréia crônica,Recupere seu ex, Als,SYPHILIS,Câncer Colo-Retal,Câncer de Sangue,Câncer de Mama,Câncer de Pulmão,Câncer de Próstata,Autismo,Câncer de Cérebro,Doença Genética,Epilepsia, Doença de Parkinson,. . por favor, contate meu salvador drituaherbalcenter@gmail.com ou WHATSAPP número +2348149277976.

    ResponderExcluir