terça-feira, 25 de novembro de 2014

9ª Postagem - Segundos Mensageiros - Parte 2

Na postagem de hoje continuaremos abordando os segundos mensageiros, dando ênfase a outras moléculas essenciais para o funcionamento adequado de um processo de sinalização celular. 
  1. Cálcio: desempenha um papel importante na transdução de vários sinais, principalmente, os que levam a respostas celulares. Entre eles podem ser citados: motilidade celular, fertilização de ovos, neurotansmissão e secreção de proteínas. É preciso que se mantenha um nível adequado de cálcio dentro e fora da célula. Quando se ocorre elevações ou reduções desses níveis, são utilizados mecanismos rigorosos, como a compartimentalização celular. Por exemplo, as concentrações intracelulares de cálcio podem ser reduzidas com seu sequestro para o retículo endoplasmático ou para a mitocôndria. 
  2. Calmodulina: é uma proteína encontrada em todas as células de animais e plantas. A ligação de cálcio induz uma mudança conformacional na calmodulina, permitindo que ela se ligue a proteínas-alvo como a AMPc-PDE. Ela está envolvida em diversos mecanismos, através de ativação de efetores alvos, pode-se citar sua relação com a regulação do metabolismo de combustíveis, na permeabilidade iônica, na biologia de neurotransmissores. Além do mais, alguns camundongos deficientes em adenil ciclase calmodulina-dependente são deficientes de memória espacial, mostrando o papel desse segundo mensageiro nessa função. 
  3. Fosfatidilinositol 4,5-bifosfato (PIP2): está relacionado na produção de dois outros segundos mensageiros:
    1. 1,4,5 - trifosfato de inositol (IP3): está relacionado a mobilização de reservas do cálcio intracelular. Calcula-se que o IP3 estimulado libere de 20 a 30 íons cálcio. Revelando que o processo funciona como uma cascata, em que através de concentrações nanomolares de IP3 se obtém concentrações milimolares de cálcio. 
    2. Diacilglicerol: ativa a proteína quinase C, esta fosforila uma grande variedade de pproteínas alvos de sinal em serina ou treonina.
  4. Eicosanoides: são derivados do ácido araquidônico e agem como hormônios e sinalizam através de receptores ligados à proteína G. Apresentam como atividades biológicas: 
        • Modulação da contração do músculo liso;
        • Agregação de plaquetas;
        • Secreção do ácido gástrico;
        • Equilíbrio Hidroeletrolítico. 
        • Mediação de Dor;
        • Resposta Inflamatória. 
  • Um tios de eicosanoides se destaca e merecem ser citado:
    • Prostaglandinas - sua conversão do ácido araquidônico necessita das ciclooxigenase - COX. Duas isoformas de ciclooxigenase são foram encontradas, a COX-1, que é expressa continuamente e a COX-2, expressa através de respostas inflamatórias. Muitas drogas anti-inflamatórias não esteroides (AINES) como a aspirina, agem reduzindo a inflamação e aliviando a dor através do bloqueio da COX-1 ou COX-2, mas tem como efeitos colaterais: sagramento e inflamação da mucosa gástrica.
       
Fonte:
Baynes, John W; Dominiczack, Marek H. Bioquímica Médica.[Tradução da 2ª edição Bárbara de Alencar Leão Martins].Editora Elsevier.Rio de Janeiro,2007

8 comentários:

  1. Não há como falar em cálcio e não associá-lo imediatamente, à contração muscular. A contração muscular depende da disponibilidade de íons cálcio e o relaxamento muscular está na dependência da ausência destes íons. O fluxo de íons cálcio é regulado pelo retículo sarcoplasmático (RS), para a realização rápida dos ciclos de contração muscular. O RS é uma rede de cisternas do retículo endoplasmático liso, que envolve e separa em feixes cilíndricos grupos de miofilamentos. Quando despolarizado, o RS libera os íons cálcio passivamente até os filamentos finos e grossos. Ao ser polarizado novamente, o RS transporta o íon cálcio de volta às cisternas, interrompendo a atividade contrátil. A contração uniforme de cada fibra muscular é responsabilidade do sistema de túbulos T. Esse sistema é constituído por uma rede complexa de invaginações tubulares do sarcolema da fibra muscular. Na contração muscular, a actina desliza sobre os filamentos da miosina, que conservam seus comprimentos originais. A contração se inicia na faixa ansiotrópica, ou A, onde a actina e a miosina se sobrepõem. Durante a contração, a faixa isotrópica (I) diminui de tamanho, enquanto os filamentos de actina penetram na faixa A. Concomitantemente, a faixa H, formada somente pelos filamento grossos (miosina) também se reduz, à medida que esses filamentos são sobrepostos pelos filamentos finos (actina). Isso irá resultar em um grande encurtamento do sarcômero.

    http://www.infoescola.com/fisiologia/contracao-muscular/

    ResponderExcluir
  2. As prostaglandinas causam uma maior permeabilidade capilar e também têm o poder da quimiotaxia, atraindo células como macrófagos especializadas na fagocitose de restos celulares resultantes durante o processo inflamatório.
    São substâncias que agem como hormônios, porém não entram na corrente sanguínea, são produzidos por quase todas as células do corpo e atuam na própria célula e nas vizinhas. Sua ação varia de acordo com o receptor, sendo sua vida útil muito curta.
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Prostaglandina

    ResponderExcluir
  3. Importante entendermos melhor a relação citada entre a calmodulina e o cálcio. O cálcio exerce seu controle nas funções celulares em virtude de sua capacidade de regular a atividade de numerosas proteínas. Na maioria dos casos, uma proteína de ligação do Ca 2+ serve de intermediário entre o Ca2+ e a proteína regulada. Existem diversas proteínas mediadoras, dentre elas a mais conhecida é a calmodulina. A calmodulina é uma proteína de baixo peso molecular e um poderoso mediador, pois é capaz de regular pelo menos 40 proteínas funcionais diferentes. Possui 4 sítios de ligação de Ca 2+ .O Ca 2+ desempenha um papel muito importante na liberação de neurotransmissores na fenda sináptica (exocitose). Ele desencadeia o processo e funciona como ativador das enzimas mediadoras.A exocitose, que ocorre em resposta a um aumento da concentração de íons de cálcio, constitui o principal mecanismo de liberação de neurotransmissores pelas vesículas sinápticas. A ligação do cálcio à calmodulina, formando a cálcio-calmodulina quinase II, permite que ela faça uma mudança conformacional, ativando-a e permitindo que ela estimule uma variedade de enzimas. Isso causa a ativação do complexo SNARE, com a liberação da sintaxina 1, que promove a ancoragem, fusão e liberação das vesículas sinápticas no terminal pré-sináptico.

    Fonte: http://littlebabsi.wordpress.com/2012/10/07/clcio-e-calmodulina-qual-a-relao-entre-eles-na-exocitose-de-neurotransmissores/

    ResponderExcluir
  4. A postagem fala dos eicosanoides, mas não especifica quem eles são. Os eicosanoides, além das prostaglandinas, citadas na postagem, são tromboxanos, epóxidos, hidroperóxidos e leucotrienos. A rota dos eicosanóides começa com a liberação do ácido araquidônico a partir de fosfolipídeos das membranas celulares, por ação de uma fosfolipase A2. Os eicosanoides são um conjunto de enzimas, que convertirão o ácido araquidônico em seus metabólitos. Duas enzimas chaves iniciam essas rotas: as ciclo-oxigenases para as prostaglandinas, e as lipoxigenases, para leucotrienos e hidroperóxidos. Através do uso de inibidores específicos, pode-se identificar quais tipos de eicosanóides e a rota enzimática envolvida na sinalização celular de um efeito farmacológico. A aspirina (ácido acetil-salicílico), citada na postagem como uma forma de reduzir processos inflamatórios, e a indometacina são inibidores específicos de ciclo-oxigenases, e inibem a produção de prostaglandinas e tromboxanos. É por conta dessa propriedade inibitória que a aspirina é capaz de reprimir os processos inflamatórios, como citado na postagem. Já o ácido nordihidroguaiarético (NDGA) e a esculetina são inibidores de lipoxigenases, inibindo a síntese de hidroperóxidos de ácido araquidônico, e também leucotrienos derivados. Inibidores das fosfolipases e estabilizadores de membrana impedem a liberação do ácido araquidônico, substrato inicial de todas as vias de eicosanóides.
    Referência: http://www.ufrgs.br/laprotox/o-que-fazemos/linhas-de-pesquisa/ureases-propriedades-nao-enzimaticas/ativacao-da-rota-dos-eicosanoides

    ResponderExcluir
  5. É interessante dizer, a nível de curiosidade, que os alimentos que possuem muito ácido araquidônico, como o camarão, que contribuem para a formação de prostaglandinas e portanto para o processo inflamatório, são classificados pelo saber popular como alimento reimoso, que são proibidos aos doentes.
    Sobre os anti-inflamatórios não esteroides, que causam efeitos colaterais, podemos citar também o causado no rim, pois com um paciente com que tem disfunção renal ou está com hipovolemia, o complexo justa glomerular irá liberar o sistema renina angiotensina, que sintetiza prostaglandinas para fazer vaso constrição sistêmica para manter os níveis de filtração. Com a cox-1 e cox-2 bloqueadas, pode-se ter uma isquemia e dano renal irreversível.
    fonte: http://www.scielo.br/pdf/rba/v52n4/v52n4a14.pdf

    ResponderExcluir
  6. É importante percebermos a presença do cálcio nos mecanismos de vários desses segundo mensageiros. O fosfatidilinositol 4,5-bifosfato, por exemplo, é um fosfolipídio inositol de membrana que é clivado por uma enzima fosfolipase em inositol 1,4,5-trifosfato e diaglicerol, como citado na postagem, no início da via de sinalização do fosfolipídio inositol. Nesse caso o metabolismo do fosfatidilinositol 4,5-bifosfato afeta a ação hormonal dependente de Ca 2+ (ex: hormônio antidiurético). Quando é hidrolisado em inositol 1,4,5-trifosfato e em diacilglicerol, o diacilglicerol é capaz de ativar a enzima proteoquinase C, que é dependente de Ca ²+. Ao interagir com um receptor intracelular específico o inositol 1,4,5-trifosfato atua como liberador efetivo do Ca²+ dos locais de reserva intracelulares no retículo endoplasmático. Deste modo a hidrólise do fosfatidilinositol 4,5-bifosfato leva à ativação da proteoquinase C e promove um aumento do Ca ²+ citoplasmático. A proteoquinase C ativada pode fosforilar substratos específicos e alterar processos fisiológicos. Outros segundos mensageiros importantes para o organismo são as proteínas quinases. Elas são enzimas multifuncionais presentes na membrana plasmática. Um fator comum nos sinais de transdução hormonal seja através da adenilciclase, guanilciclase, cálcio/calmodulina, fosfolipase C, é a regulação sobre a atividade de uma proteína-quinase. É uma enzima multifuncional, presente na membrana plasmática das células. Existem centenas de proteínas-quinases, cada uma com seu sítio ativador específico e sua própria proteína substrato. Portanto, evidencia-se a importância dos segundos mensageiros para o transporte do sinal dentro da célula.

    Fontes: http://www.ufrgs.br/lacvet/restrito/pdf/hormonios_brigoni.pdf
    http://centrodeartigo.com/articulos-utiles/article_100153.html

    ResponderExcluir
  7. Os mecanismos que controlam a secreção dos hormônios, estão basicamente centralizados na regulação do tipo feedback. Podem ser simples, os quais estão relacionados com o equilíbrio homeostático dos metabólitos, eletrólitos, fluídos biológicos. Um exemplo seria a manutenção dos níveis plasmáticos de Ca 2+ e glicose no sangue. Uma queda de Ca 2+ plasmático, leva à produção de PTH
    pela paratireóide (feedback negativo), e uma aumento de dos níveis de glicose
    sanguínea, leva a um aumento da produção de insulina pelas ilhotas pancreáticas (
    feedback positivo). Existe um mecanismo de feedback mais complexo, e estes podem ser de “alça longa”,sendo predominantemente negativos, nos quais os hormônios secretados pelos órgãos efeitores (esteróides sexuais, glicocorticóides, hormônios tireoideanos), têm efeito negativo sobre a secreção dos hormônios tróficos hipofisários (LH, FSH, ACTH, TSH) e sobre os hormônios hipotalâmicos (GnRH, CRH, TRH). Podem ser também de “alça curta” ou de “alça ultracurta”,
    que funcionam em nível do eixo hipotálamo-hipófise, de forma mais rápida. Os hormônios hipotalâmicos são liberados, obedecendo a uma regulação negativa
    , podendo exercer um efeito positivo (liberador), ou negativo (inibidor).

    ResponderExcluir
  8. Eu fui diagnosticado em 17 de abril de 2015 e descobri que sou HIV positivo. Fiquei assustado porque não há cura para o HIV/aids, mas hoje algumas pessoas ainda não acreditam que haja cura para o HIV, ele só pode ser curado através das raízes e ervas africanas, e nosso médico está aqui nos EUA, poucos deles sabem que a medicina herbácea africana pode curar o Hiv, mas eles optam por escondê-lo de nós apenas para fazer uma venda de perícia médica. Fiz uma pesquisa online para encontrar uma maneira de me livrar da minha doença, vi um comentário sobre um médico herbáceo na internet chamado Dr itua, que curou várias doenças com sua poderosa medicina herbácea, entrei em contato com ele sobre o que-app, conversei com ele e expliquei-lhe o que sou. Ele disse que pode curar o hiv perfeitamente bem, ele me deu seu pedido que eu enviei a ele. Dentro de 5 dias ele me enviou o remédio herbal através do serviço de entrega de correio e me disse como tomar o remédio por 2 semanas para ficar curado, eu o fiz por 2 semanas, dentro destes 7 dias eu notei uma grande mudança em minha saúde e eu notei que algo grande aconteceu, então eu fui confirmar meu resultado depois de terminar o remédio herbal por duas semanas ele foi absolutamente negativo. O médico que era novo eu era hiv positivo estava me perguntando como eu era negativo, o que foi necessário para conseguir a cura e se eu consegui este medicamento e como me livrei dele, eu lhe disse tudo sobre o remédio herbal que me curava. Imagine o médico me dizendo para não deixar ninguém saber sobre isso, eu não fiquei chocado apesar de saber que eles sabiam da cura à base de ervas, mas optei por escondê-la em outros para fazer vendas de medicamentos especializados, se você é soropositivo ou outra doença como, Célula Falciforme, Câncer, Hiv, Herpes, Shingles, Hepatite B, Inflamatório do Fígado, Diabetes, Fibrose, Parkinson, Alzheimer, doença de Bechet, doença de Crohn, Doença de Cushing,Insuficiência cardíaca,Esclerose múltipla,HipertensãoFator V de insônia familiar fatal Mutação Leiden, Doença de Epilepsia Dupuytren,Diabetes Desmoplásica de pequenas células, Doença celíaca, Creutzfeldt-Jakob, Angiopatia Amilóide Cerebral, Ataxia, Artrite, Escoliose Lateral Amiotrófica, Síndrome Fibrodisplasia Ossificante, Esclerose Ossificante, Convulsões, Carcinoma Adrenocortical. Asma,Doenças alérgicas,,Copd,Glaucoma, Catarata,Degeneração macular,Doença cardiovascular,Doença pulmonar,Próstata aumentada,Osteoporose,Autismo,Fibromialgia,Toxicidade da fluoroquinolona,Demência.., Doença de Lyme,Linfoma não Hodgkin,Câncer de pele,Câncer uterino,Câncer de próstata Dercum,Lúpus,Hpv,Fraca Ereção,Infertilidade,Fibromialgia,Diarréia crônica,Recupere seu ex, Als,SYPHILIS,Câncer Colo-Retal,Câncer de Sangue,Câncer de Mama,Câncer de Pulmão,Câncer de Próstata,Autismo,Câncer de Cérebro,Doença Genética,Epilepsia, Doença de Parkinson,. . por favor, contate meu salvador drituaherbalcenter@gmail.com ou WHATSAPP número +2348149277976.

    ResponderExcluir