terça-feira, 18 de novembro de 2014

8ª Postagem - Segundos Mensageiros - Parte 1

Os segundos mensageiros são as moléculas envolvidas na transdução de sinal, elas recebem um sinal de um primeiro mensageiro e, em alguns casos, promovem a formação de um cascata, amplificando a sinalização.

O AMP cíclico - é derivado do ATP pela ação catalítica da enzima de sinalização adenilato ciclase, essa etapa é a ativação. Já a desativação ocorre através da sua hidrólise, resultando em 5'-AMP, catalisada pela enzimas fosfodiesterases. A maior importância do cAMP está na regulação da degradação do glicogênio, vários experimentos mostraram que hormônios que ativam a adenilato ciclase e, consequentemente a cAMP, estão intimamente relacionados a degradação de glicogênio, confirmando o papel desse segundo mensageiro. A cAMP também pode ser ativada através de proteínas G, já vista anteriormente em outras postagens. 

Proteína Quinase A - trabalha juntamente com o cAMP. O efeito do AMP cíclico na interconversão de glicogênio-glicose é feito por meio da regulação de uma enzima chave: a proteína quinase A (PKA), esta então fosforila e modula a atividade de duas enzimas-chave, a fosforilase quinase e a glicogênio sintase, as quais estão envolvidos na regulação de metabolismo do glicogênio. O envolvimento de uma cascata de transdução é importante para amplificar o sinal original, fazendo com que a amplificação de um único sinal hormonal leve à liberação de um grande número de moléculas de açúcar.

Fosfodiesterases - terminam a sinalização do cAMP por meio da conversão de cAMP em 5'AMP, possuindo um papel fisiológio crucial. Pois, foi confirmado que eles regulam a ativação plaquetária, o relaxamento vascular, a contração do músculo cardíaco e a inflamação. Sendo importante na formulação de alguns fármacos, por exemplo, as metilxantinos, que tem sido utilizado como broncodilatador em pessoas que fazem tratamento da asma. 



Referências Bibliográficas:
Bioquímica médica básica de Marks / Colleen Smith, Allan D. Marks, Michel Lieberman ; tradução Ângela de Mattos Dutra ... [et al.] – 2.ed. – Porto Alegre : Artmed, 2007.
NELSON, D. L.; COX, M. Lehninger – Princípios de Bioquímica. 3ed. São Paulo: Sarvier, 2002

10 comentários:

  1. Sistemas do segundo mensageiro são sistemas em que um sinal intracelular é gerado em resposta a um mensageiro primário intercelular, como um hormônio ou neurotransmissor. São sinais intermediários [presentes] em processos celulares como o metabolismo, secreção, contração, fototransdução e crescimento celular. São exemplos de sistemas de segundo mensageiro o sistema adenil ciclase-AMP cíclico, o sistema fosfatidilinositol difosfato-inositol trifosfato, e o sistema de GMP cíclico.
    http://decs.bvsalud.org/cgi-bin/wxis1660.exe/decsserver/?IsisScript=../cgi-bin/decsserver/decsserver.xis&search_language=p&interface_language=p&previous_page=homepage&task=exact_term&search_exp=Sistemas%20do%20Segundo%20Mensageiro

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os segundos mensageiros são sim muito importantes no transporte do sinal para dentro da célula, conferindo a resposta celular adequada ao estímulo extracelular inicial. Além do cAMP, pode-se citar também o cGMP, que é o responsável pela transdução do sinal do monóxido de nitrogênio (NO) e do peptídeo/fator natriuriético auricular (ANF).O primeiro é uma molécula sinalizadora gasosa, sintetizada endogenamente e que, por isso mesmo, é considerada um hormônio. O segundo é um hormônio peptídico liberado pelas aurículas quando ocorre estiramento do músculo cardíaco devido a acentuado aumento de volume sanguíneo.

      Fonte:
      https://nebm.ist.utl.pt/repositorio/download/1207/2

      Excluir
  3. Como na postagem os segundos mensageiros são caracterizados companhia moléculas que participam da transdução de um sinal, creio ser importante entender melhor o que é essa transdução. Em biologia, transdução de sinal refere-se a qualquer processo através do qual uma célula converte um tipo de sinal ou estímulo em outro. A maioria dos processos de transdução de sinal envolvem sequências ordenadas de reações bioquímicas dentro da célula, que são levadas a cabo por enzimas activadas pelos mensageiros secundários, resultando numa via de transdução de sinal. Tais processos são usualmente rápidos, levando cerca de milisegundos a realizarem-se.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Transdução_de_sinal

    ResponderExcluir
  4. Extremamente importantes em termos fisiológicos, eles fazem parte da nossa Internet biológica. Muitas vezes, quem diz o que fazer à célula não é o próprio hormônio, mas sim o “mensageiro”. Ele transmite ao receptor da célula que vai mandar um segundo mensageiro para dar as ordens a ela. Quando aumenta no sangue, a insulina, hormônio produzido em resposta à ingestão de carboidratos, bloqueia o segundo mensageiro na célula, que é responsável pela ação do estrogênio, progesterona, DHEA e hormônio do crescimento, porque ela usa um mensageiro totalmente diferente. Certos carcinódes também controlam o segundo mensageiro. Tanto a insulina quanto hormônios carcinóides produzidos por praticamente todas as células do organismo estão sob controle da alimentação. Existem bons e maus carcinóides que, entre outras funções, regulam o calibre dos vasos sanguíneos, a reação inflamatória do organismo, a proliferação celular, a função imunológica e a síntese de neurotransmissores nos sistema nervoso central.Os carcinóides são considerados super-hormônios, já que controlam a ação dos outros produzidos pelas glândulas.

    ResponderExcluir
  5. O AMP cíclico, um dos segundos mensageiros tratados na postagem, age a partir da ativação de um tipo particular de proteina quinase chamada ‘proteina quinase dependente de cAMP’.Ele se liga às subunidades reguladoras gerando dissociação das subunidades cataliticas, as quais tornam-se ativas. Em seguida, o glucagon liga-se a seu receptor na membrana plasmática dos adipócitos,ativando a adenil ciclase .Estimulada pelo aumento de cAMP,a PKA fosforila e ativa a lipase do triacilglicerol,levando à mobilização dos ácidos graxos.Semelhantemente ocorre com o hormonio adrenocorticotrófico,produzido pela hipófise anterior,e com aumento do cAMP a PKA fosforila e ativa enzimas para síntese de cortisona e outros hormônios esteróides.
    Fonte: http://grupo4b-ampc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. O AMPc, como todo mensageiro secundário, normalmente está presente em concentrações muito baixas no citoplasma das células. Assim, quando uma mensagem chega e é reconhecida por um receptor que ativa proteína G, que por sua vez ativa adenilciclase, que produz AMPc, a elevação súbita da concentração desse mensageiro é prontamente percebida pela célula. Muitas enzimas citoplasmáticas são ativadas por AMPc e reagem a esse pico de concentração. Para esse mecanismo funcionar bem, é preciso que a concentração de AMPc baixe tão rápido quanto subiu, assim, a célula poderá perceber o próximo sinal. A enzima responsável por isso é a AMPcfosfodiesterase, que faz com que a molécula fi que linear (passando a se chamar AMP-5monofosfato), perdendo a função. O AMPc dispara uma enorme diversidade de eventos, ativando enzimas, abrindo canais iônicos etc. com muitas conseqüências em termos da atividade celular. Uma das enzimas mais importantes ativadas por AMPc é a proteína quinase A (PKA). Uma proteína quinase é uma enzima que fosforila outras proteínas. A proteína quinase A ganhou esse nome por causa de seu modo de ativação, o A é de AMPc.

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAABUlcAC/receptores-sinalizacao-celular-i-parte-2-2

    ResponderExcluir
  7. Um exemplo de metilxantino é a Teofilina. A Teofilina que foi originalmente extraída de folhas foi sintetizada em 1900 e possui estrutura similar a cafeína e a teobromina. Ela atua inibindo a fosfodiesterase, aumentando os níveis citoplasmáticos de cAMP e cGTP. É importante lembrar, que na dosagem terapêutica utilizada, a teofilina é fraca e pouco seletiva, mas capaz de realizar a broncodilatação necessaria em um paciente asmático. A super dosagem, entretanto, pode levar a morte pela completa hiper sinalização realizada pelos altos níveis de cAMP.
    fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Teofilina

    ResponderExcluir
  8. Qual a diferença do primeiro mensageiro para o segundo mensageiro celular?

    ResponderExcluir
  9. Eu fui diagnosticado em 17 de abril de 2015 e descobri que sou HIV positivo. Fiquei assustado porque não há cura para o HIV/aids, mas hoje algumas pessoas ainda não acreditam que haja cura para o HIV, ele só pode ser curado através das raízes e ervas africanas, e nosso médico está aqui nos EUA, poucos deles sabem que a medicina herbácea africana pode curar o Hiv, mas eles optam por escondê-lo de nós apenas para fazer uma venda de perícia médica. Fiz uma pesquisa online para encontrar uma maneira de me livrar da minha doença, vi um comentário sobre um médico herbáceo na internet chamado Dr itua, que curou várias doenças com sua poderosa medicina herbácea, entrei em contato com ele sobre o que-app, conversei com ele e expliquei-lhe o que sou. Ele disse que pode curar o hiv perfeitamente bem, ele me deu seu pedido que eu enviei a ele. Dentro de 5 dias ele me enviou o remédio herbal através do serviço de entrega de correio e me disse como tomar o remédio por 2 semanas para ficar curado, eu o fiz por 2 semanas, dentro destes 7 dias eu notei uma grande mudança em minha saúde e eu notei que algo grande aconteceu, então eu fui confirmar meu resultado depois de terminar o remédio herbal por duas semanas ele foi absolutamente negativo. O médico que era novo eu era hiv positivo estava me perguntando como eu era negativo, o que foi necessário para conseguir a cura e se eu consegui este medicamento e como me livrei dele, eu lhe disse tudo sobre o remédio herbal que me curava. Imagine o médico me dizendo para não deixar ninguém saber sobre isso, eu não fiquei chocado apesar de saber que eles sabiam da cura à base de ervas, mas optei por escondê-la em outros para fazer vendas de medicamentos especializados, se você é soropositivo ou outra doença como, Célula Falciforme, Câncer, Hiv, Herpes, Shingles, Hepatite B, Inflamatório do Fígado, Diabetes, Fibrose, Parkinson, Alzheimer, doença de Bechet, doença de Crohn, Doença de Cushing,Insuficiência cardíaca,Esclerose múltipla,HipertensãoFator V de insônia familiar fatal Mutação Leiden, Doença de Epilepsia Dupuytren,Diabetes Desmoplásica de pequenas células, Doença celíaca, Creutzfeldt-Jakob, Angiopatia Amilóide Cerebral, Ataxia, Artrite, Escoliose Lateral Amiotrófica, Síndrome Fibrodisplasia Ossificante, Esclerose Ossificante, Convulsões, Carcinoma Adrenocortical. Asma,Doenças alérgicas,,Copd,Glaucoma, Catarata,Degeneração macular,Doença cardiovascular,Doença pulmonar,Próstata aumentada,Osteoporose,Autismo,Fibromialgia,Toxicidade da fluoroquinolona,Demência.., Doença de Lyme,Linfoma não Hodgkin,Câncer de pele,Câncer uterino,Câncer de próstata Dercum,Lúpus,Hpv,Fraca Ereção,Infertilidade,Fibromialgia,Diarréia crônica,Recupere seu ex, Als,SYPHILIS,Câncer Colo-Retal,Câncer de Sangue,Câncer de Mama,Câncer de Pulmão,Câncer de Próstata,Autismo,Câncer de Cérebro,Doença Genética,Epilepsia, Doença de Parkinson,. . por favor, contate meu salvador drituaherbalcenter@gmail.com ou WHATSAPP número +2348149277976.

    ResponderExcluir