sexta-feira, 10 de outubro de 2014

1ª Postagem - Sinalização Celular: Como as células se comunicam?

Pense em uma bactéria, ela precisa constantemente averiguar o meio a sua volta, saber como está o PH, a pressão, se existe ou não a presença de químicos nocivos e entre outros. Dependendo do meio, ela possui diferentes respostas, por exemplo, na presença de substâncias químicas prejudiciais, a tendência é se afastar desse meio, através de pseudopodos. Assim, pode se concluir que um sinal extracelular causa uma resposta intracelular.
Nos seres multicelulares ocorre a mesma coisa, uma planta pode mudar de forma conforme a maneira que recebe a intensidade solar. Nós, humanos, também temos sinalização celular, por exemplo, as células do nosso centro respiratório, localizado no encéfalo, recebe mensagem da concentração de oxigênio no sangue e responde a esse sinal de duas formas: aumentando a ventilação pulmonar ou a diminuindo.
Assim, sinalização celular é uma complexa comunicação celular, que determina que atividades e funções a célula vai desempenhar, para que ocorra é preciso ter um mensageiro químico, que vai levar a mensagem para o alvo, e um receptor ou transdutor de sinal, que vai receber a mensagem.  
 

1. Mensageiro Químico:

É o que transmite a mensagem entre as células, elas são secretadas por uma célula em resposta a um estímulo e depois vão para as células alvo. Por exemplo, os neurotransmissores, que através de um estímulo (sinal elétrico) vão para as células alvos (músculo, glândula ou outro neurônio). Mas existem outros mensageiros: os hormônios, retinóides, eicosanoides e fatores de crescimento. Eles podem ser divididos em:
1.1 Endócrinos: transportados pelo sangue da célula produtora para a célula alvo;
1.2 Parácrinos: age em uma célula vizinha;
1.3 Autócrinos: agem na mesma célula que produz.
 

2. Receptor ou Transdutor de Sinal:

São proteínas que possuem um sítio de ligação específico para um mensageiro químico e outra que interage com outra proteína ou com o DNA. Elas podem ser divididas em:
2.1 Receptores de Ligação Plamática: é uma ligação extracelular e é usada por mensageiros hidrofílicos, que não conseguem atravessar a membrana plasmática. Elas podem ser canais iônicos, receptores tirosina-quinase, receptores serina/treonina-quinase ou receptor hepta-helicoidais.
2.2 Receptor de Proteínas de Ligação Intracelular: os mensageiros são capazes de difundir para dentro da célula. Grande exemplo, são os hormônios esteroides, que são lipossolúveis.
 
Após a ligação do mensageiro com um receptor, ele irá causar uma resposta intracelular, esse processo é chamado de transdução de sinal. Nos receptores intracelulares, geralmente eles causam modificação na transcrição de genes. Já nos receptores extracelulares, pode ocorrer a passagem da mensagem pra outro mensageiro, fosforilação de outros receptores ou a ativação de outras proteínas (como a proteína G). Todos esses processos serão deixados claros nas outras postagens. O importante de início entender que as células comunicam entre si e que elas fazem essa transmissão através de mensageiros químicos e receptores de sinal.
 
RELAÇÃO CLÍNICA:
Miastenia Grave é uma doença autoimune adquirida, em que os receptores de acetilcolina são atacados por anticorpos patogênicos. Tal fato provoca a inabilidade da acetilcolina de estimular a contração muscular, já que os receptores estão em pequeno número. Tem como principal sintoma a fraqueza muscular, além da dificuldade de formar palavras, queda das pálpebras, visão dupla entre outros. Com um tratamento  adequado, a maioria dos pacientes possuem boa qualidade de vida.

Referência:
NELSON, D. L.; COX, M. Lehninger – Princípios de Bioquímica. 3ed. São Paulo: Sarvier, 2002.
SMITH, Collen. Bioquímica Medica Básica de Marks. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Miastenia_grave

8 comentários:

  1. A sinalização celular é a forma como as células se comunicam. É ela que permite a formação de tecidos e até organismos, pois possibilita uma resposta celular a um agente interno ou externo. É interessante também ter em mente que diferentes células com diferentes receptores de membrana, respondem diferentemente a um mesmo mensageiro químico. Isso é o que permite que a adrenalina cause diferentes respostas em diferentes tecidos.

    ResponderExcluir
  2. Quando os seres vivos passaram de unicelular para pluricelulares houve a necessidade de que ocorresse a comunicação entre as várias células que passaram a atuar juntas formando um mesmo ser. Daí surgiu a biossinalização que é tão necessária para que nós possamos sobreviver cercado de estímulos ambientais. Quando temos algum fator patológico que prejudique essa comunicação entre as células começamos a desenvolver problemas, como o caso da miastenia citada na postagem. Um fator importante para a eficiência dessa sinalização biológica é a especificidade dos sinais emitidos pelas células, porque para cada sinal haverá um receptor específico e consequentemente uma resposta específica, o que dá ao organismo a oportunidade de responder de forma específica a cada estímulo externo.

    ResponderExcluir
  3. Sobre a miastenia grave, podemos enfatizar o tratamento: ele pode ser medicamentoso e/ou cirúrgico. O primeiro é feito com fármacos que reduzem a ação da enzima que degrada a acetilcolina na placa motora, a colinesterase. Genericamente, são denominados medicações anticolinesterase. A queda da degradação da acetilcolina faz com que esta atue por mais tempo, fazendo com que a transmissão neuromuscular seja mais fácil. Em indivíduos com miastenia grave generalizada é indicada a cirúrgica, é feita por meio da remoção do timo (timectomia). Aproximadamente 50% dos pacientes podem ter remissão ou melhoras significativas quando realizado esse procedimento.

    ResponderExcluir
  4. outra cascata de sinalizção que pode vir a ser abordada nas próximas postagens é da insulina. O receptor de insulina pertence a uma família de receptores de fatores de crescimento que têm atividade tirosina quinase intrínseca. Após a ligação da insulina o receptor sofre autofosforilação em múltiplos resíduos de tirosina. Isto resulta na ativação da quinase do receptor e conseqüente fosforilação em tirosina de um a família de substratos do receptor de insulina (IRS). De forma similar a outros fatores de crescimento, a insulina usa fosforilação e interações proteína-proteína como ferramentas essenciais para transmitir o sinal. Estas interações proteína-proteína são fundamentais para transmitir o sinal do receptor em direção ao efeito celular final, tais como translocação de vesículas contendo transportadores de glicose (GLUT4) do pool intracelular para a membrana plasmática, ativação da síntese de glicogênio e de proteínas, e transcrição de genes específicos.

    ResponderExcluir
  5. Além dessa comunicação entre as células por mensageiros químicos, é importante que não nos esquecermos das comunicações mais diretas entre elas, entre unidades vizinhas. Os tecidos de um organismo são formados por agrupamentos de células semelhantes quanto à morfologia e à fisiologia, necessitando em algumas situações orgânicas de extrema conexão entre células adjacentes (vizinhas), assegurando, por exemplo, proteção contra a penetração de micro-organismos patogênicos, e em outros casos, estruturas que proporcionam o intercâmbio de substâncias. Tais funções ocorrem em virtude de especializações presentes nas regiões mediadas pela membrana plasmática e envoltórios celulares, denominadas junções intercelulares, sendo: os desmossomos, as zônulas oclusivas (junções oclusivas), as zônulas de adesão e os nexos (junções comunicantes).

    ResponderExcluir
  6. Para compreender-se melhor o sistema envolvendo a sinalização e suas patologias (Doenças mieloproliferativas em sua maioria), pesquisadores do Walter e Eliza Hall Institute, na Austrália, descobriram como a sinalização celular é controlada por duas proteínas específicas no sistema imune humano.Eles estudaram as interações entre proteínas de sinalização celular interna chamadas Jaks (quinases Janus) e SOCS (supressores de sinalização de citocinas), sendo proteínas essenciais para a manutenção do sistema sanguíneo e das respostas imunes.

    ResponderExcluir
  7. sinalização celular faz parte de um complexo sistema de comunicação que governa e coordena as actividades e funções celulares. A habilidade que as células possuem em perceber e correctamente responder ao seu ambiente envolvente, forma a base do desenvolvimento, da reparação de tecidos, da imunidade e de outras funções de homeostasia em tecidos. Erros existentes no processamento de informação celular são responsáveis por doenças como o cancro, a autoimunidade e diabetes. Ao se entenderem melhor os processos de sinalização celular, muitas doenças poderão ser tratadas de maneira mais eficaz e, em teoria, tecidos artificiais poderão ser fabricados.

    ResponderExcluir
  8. Eu fui diagnosticado em 17 de abril de 2015 e descobri que sou HIV positivo. Fiquei assustado porque não há cura para o HIV/aids, mas hoje algumas pessoas ainda não acreditam que haja cura para o HIV, ele só pode ser curado através das raízes e ervas africanas, e nosso médico está aqui nos EUA, poucos deles sabem que a medicina herbácea africana pode curar o Hiv, mas eles optam por escondê-lo de nós apenas para fazer uma venda de perícia médica. Fiz uma pesquisa online para encontrar uma maneira de me livrar da minha doença, vi um comentário sobre um médico herbáceo na internet chamado Dr itua, que curou várias doenças com sua poderosa medicina herbácea, entrei em contato com ele sobre o que-app, conversei com ele e expliquei-lhe o que sou. Ele disse que pode curar o hiv perfeitamente bem, ele me deu seu pedido que eu enviei a ele. Dentro de 5 dias ele me enviou o remédio herbal através do serviço de entrega de correio e me disse como tomar o remédio por 2 semanas para ficar curado, eu o fiz por 2 semanas, dentro destes 7 dias eu notei uma grande mudança em minha saúde e eu notei que algo grande aconteceu, então eu fui confirmar meu resultado depois de terminar o remédio herbal por duas semanas ele foi absolutamente negativo. O médico que era novo eu era hiv positivo estava me perguntando como eu era negativo, o que foi necessário para conseguir a cura e se eu consegui este medicamento e como me livrei dele, eu lhe disse tudo sobre o remédio herbal que me curava. Imagine o médico me dizendo para não deixar ninguém saber sobre isso, eu não fiquei chocado apesar de saber que eles sabiam da cura à base de ervas, mas optei por escondê-la em outros para fazer vendas de medicamentos especializados, se você é soropositivo ou outra doença como, Célula Falciforme, Câncer, Hiv, Herpes, Shingles, Hepatite B, Inflamatório do Fígado, Diabetes, Fibrose, Parkinson, Alzheimer, doença de Bechet, doença de Crohn, Doença de Cushing,Insuficiência cardíaca,Esclerose múltipla,HipertensãoFator V de insônia familiar fatal Mutação Leiden, Doença de Epilepsia Dupuytren,Diabetes Desmoplásica de pequenas células, Doença celíaca, Creutzfeldt-Jakob, Angiopatia Amilóide Cerebral, Ataxia, Artrite, Escoliose Lateral Amiotrófica, Síndrome Fibrodisplasia Ossificante, Esclerose Ossificante, Convulsões, Carcinoma Adrenocortical. Asma,Doenças alérgicas,,Copd,Glaucoma, Catarata,Degeneração macular,Doença cardiovascular,Doença pulmonar,Próstata aumentada,Osteoporose,Autismo,Fibromialgia,Toxicidade da fluoroquinolona,Demência.., Doença de Lyme,Linfoma não Hodgkin,Câncer de pele,Câncer uterino,Câncer de próstata Dercum,Lúpus,Hpv,Fraca Ereção,Infertilidade,Fibromialgia,Diarréia crônica,Recupere seu ex, Als,SYPHILIS,Câncer Colo-Retal,Câncer de Sangue,Câncer de Mama,Câncer de Pulmão,Câncer de Próstata,Autismo,Câncer de Cérebro,Doença Genética,Epilepsia, Doença de Parkinson,. . por favor, contate meu salvador drituaherbalcenter@gmail.com ou WHATSAPP número +2348149277976.

    ResponderExcluir