Na postagem de hoje continuaremos abordando os segundos mensageiros, dando ênfase a outras moléculas essenciais para o funcionamento adequado de um processo de sinalização celular.
- Cálcio: desempenha um papel importante na transdução de vários sinais, principalmente, os que levam a respostas celulares. Entre eles podem ser citados: motilidade celular, fertilização de ovos, neurotansmissão e secreção de proteínas. É preciso que se mantenha um nível adequado de cálcio dentro e fora da célula. Quando se ocorre elevações ou reduções desses níveis, são utilizados mecanismos rigorosos, como a compartimentalização celular. Por exemplo, as concentrações intracelulares de cálcio podem ser reduzidas com seu sequestro para o retículo endoplasmático ou para a mitocôndria.
- Calmodulina: é uma proteína encontrada em todas as células de animais e plantas. A ligação de cálcio induz uma mudança conformacional na calmodulina, permitindo que ela se ligue a proteínas-alvo como a AMPc-PDE. Ela está envolvida em diversos mecanismos, através de ativação de efetores alvos, pode-se citar sua relação com a regulação do metabolismo de combustíveis, na permeabilidade iônica, na biologia de neurotransmissores. Além do mais, alguns camundongos deficientes em adenil ciclase calmodulina-dependente são deficientes de memória espacial, mostrando o papel desse segundo mensageiro nessa função.
- Fosfatidilinositol 4,5-bifosfato (PIP2): está relacionado na produção de dois outros segundos mensageiros:
- 1,4,5 - trifosfato de inositol (IP3): está relacionado a mobilização de reservas do cálcio intracelular. Calcula-se que o IP3 estimulado libere de 20 a 30 íons cálcio. Revelando que o processo funciona como uma cascata, em que através de concentrações nanomolares de IP3 se obtém concentrações milimolares de cálcio.
- Diacilglicerol: ativa a proteína quinase C, esta fosforila uma grande variedade de pproteínas alvos de sinal em serina ou treonina.
- Eicosanoides: são derivados do ácido araquidônico e agem como hormônios e sinalizam através de receptores ligados à proteína G. Apresentam como atividades biológicas:
- Modulação da contração do músculo liso;
- Agregação de plaquetas;
- Secreção do ácido gástrico;
- Equilíbrio Hidroeletrolítico.
- Mediação de Dor;
- Resposta Inflamatória.
- Um tios de eicosanoides se destaca e merecem ser citado:
- Prostaglandinas - sua conversão do ácido araquidônico necessita das ciclooxigenase - COX. Duas isoformas de ciclooxigenase são foram encontradas, a COX-1, que é expressa continuamente e a COX-2, expressa através de respostas inflamatórias. Muitas drogas anti-inflamatórias não esteroides (AINES) como a aspirina, agem reduzindo a inflamação e aliviando a dor através do bloqueio da COX-1 ou COX-2, mas tem como efeitos colaterais: sagramento e inflamação da mucosa gástrica.
Baynes, John W; Dominiczack, Marek H. Bioquímica Médica.[Tradução da 2ª edição Bárbara de Alencar Leão Martins].Editora Elsevier.Rio de Janeiro,2007